Identifica O De Lcool
Técnico em Química
Disciplina: Laboratório
Identificação de Álcoois
Data da realização do experimento: 17/04/2015
Turma: 2º TQA
Prof. Responsável: Eduardo Assunção
Aluno: Wellington Pereira da Silva
Uso do Professor
Nota do grupo
Aluno: Vandir Luciano de Oliveira
Uso do Professor
Aluno: Gilberto Carlos de Menezes
Uso do Professor
Aluno: Talles de Oliveira
Uso do Professor
Sorocaba, SP
2015
Objetivo
Identificar álcoois primários, secundários e terciários através do teste de Lucas.
Introdução
TESTE DE LUCAS – REAÇÃO CLÁSSICA
O que é o reativo de Lucas?
O reativo de Lucas é uma solução de cloreto de zinco em ácido clorídrico concentrado utilizado para a identificação de álcool primário, secundário e terciário, levando em conta a velocidade da reação. Os álcoois com menos de seis carbonos são solúveis nesse reagente, mas os haletos correspondentes não são.
A formação do cloreto a partir do álcool é indicada por uma turvação da mistura. Essa turvação aparece imediatamente se o álcool é terciário, demora cerca de cinco minutos no caso de álcoois secundários e nos álcoois primários praticamente não aparece.
A função do cloreto de zinco no Teste de Lucas é garantir a velocidade maior da reação, portando esse sal age como um catalisador de reações de substituição em álcoois orgânicos.
Identificação de álcool primário, secundário ou terciário:
Colocamos o reativo de Lucas para um breve aquecimento em banho-maria numa temperatura de mais ou menos 26-27º C para ser usado na prática correspondente, porque o mesmo estava em um copo béquer com gelo em uma temperatura muito baixa para que não ocorresse à saída do gás HCl.
Ilustração:
Em quatro tubos de ensaio limpos e secos, identificamos pelas letras A, B, C e D. Adicionamos em cada um dos quatro tubos 8 gotas de cada um dos álcoois de fórmula molecular C3H8O e C4H10O, identificados pelas letras A, B C e D.
Após, adicionamos rapidamente 3 ml do reagente de