Lazer e qualidade de vida no trabalho
Leisure as an instrument of implementation of Quality of Working Life of servers of Core Ministry of Health State of Ceará.
Pedro Alex de Sá Pereira1
Talita Lima e Silva2
Maira Elisa Grassi de Sá3 Resumo
A Qualidade de Vida (QV) tem sido cada vez mais discutida, pois ela tem influenciado diretamente as relações e atividades de um individuo. O trabalho e o estresse são um dos principais redutores da QV e, para melhorar os índices desta, sugere-se a prática do lazer no ambiente de trabalho. O lazer é uma vivência que pode proporcionar o descanso, além de contribuir para o crescimento pessoal e social de um individuo, através de diversas experiências. O artigo apresenta um estudo de caso sobre a Qualidade de Vida no Trabalho dos servidores do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde do Ceará, relacionando sua qualidade de vida no trabalho ao lazer proporcionado pela instituição aos seus servidores ativos. O método de pesquisa utilizado foi o de levantamento (surveys) com propósito exploratório, com a meta de atingir no mínimo cinquenta por cento mais um dos servidores para uma melhor confiabilidade de dados. Os resultados mostraram que os servidores possuem uma boa qualidade de vida, porém sentem necessidade de uma política de atividade de lazer dentro do ambiente de trabalho. A maioria dos servidores diz que as atividades de lazer são importantes, concordando que a implantação destas atividades no Ministério da Saúde é fundamental.
Palavras chave: Qualidade de Vida, Trabalho, Lazer.
Abstract
The Quality of Life (QL) has been increasingly discussed, because it has directly influenced the relationships and activities of a person. The work and stress are a major lowering of QL, and to improve the contents of this, suggested the practice of leisure in the workplace. Leisure is an experience that can provide