Laxantes
* Agentes produtores de volume fecal, os quais incluem fibras alimentares. Esses laxantes devem ser tomados com bastante água.
* Surfactantes fazem com que água e gorduras penetrem nas fazes tornando-as mais fáceis de movimentar.
* Lubrificantes e emolientes, os quais fazem as fezes ficarem mais escorregadias.
* Agentes hidratantes fazem o intestino reter mais água, amolecendo as fezes.
* Laxantes salinos atraem e retêm água no lúmen intestinal amolecendo as fezes.
* Agentes hiperosmóticos funcionam pelo efeito osmótico, o qual retém água no cólon.
Casos indicadosOs laxantes só devem ser usados para casos de constipação (prisão de ventre) crônica. A maior parte das pessoas com prisão de ventre moderada não precisa tomar laxantes. Deve-se evitar a auto-medicação com laxantes. Apesar de várias pessoas poderem ter alívio com a utilização de laxantes, geralmente precisam aumentar a dose com o tempo uma vez que a eficácia diminui com o uso repetido. Conseqüentemente, o uso indiscriminado de laxantes poderia ocasionar constipação.
Cuidados com o uso de laxantesO uso de laxantes é muitas vezes abusado por pessoas com bulimia e anorexia que querememagrecer. O uso indiscriminado de laxante é muito sério, já que pode ocasionar problemas como paralisia intestinal, síndrome do intestino irritável, pancreatite, entre outros.
Laxante, hiperosmóticos (Salinas – Oral)
Existem diversos tipos de medicamentos para tratar diferentes condições de saúde, os mesmos devem sempre ser utilizados sob prescrição e