RESUMO TEXTO PROCESSO DE TRABALHO E PROCESSO DE PRODUZIR MAIS VALIA
Segundo Karl Marx a utilização de força de trabalho é o próprio trabalho.
O que o capitalismo determina ao trabalho produzir é, portanto um valor-de-uso particular, um artigo especificado. A produção de valores-de-uso não muda sua natureza geral por ser levada a cabo em beneficio do capitalista ou estar sob seu controle. Por isso, temos inicialmente de considerar o processo de trabalho à parte de qualquer estrutura social determinada.
Marx afirma que o trabalho é um processo de que participam o homem e a natureza, pois a natureza está relacionada ao homem, ele com sua própria ação, impulsiona, regula, e controla seu intercambio material com a natureza. Trabalho é uma ação que produz ou gera um produto.
O que difere o homem dos animais é que antes de ele realizar qualquer coisa ela já a imaginou em sua mente e vez um projeto antes de elabora-lo, já os animais não agem por instinto e pelo próprio curso da natureza.
Segundo Marx toda matéria-prima é objeto de trabalho, mas nem todo objeto de trabalho é matéria-prima depois de ter experimentado modificações efetuada pelo trabalho.
O meio de trabalho é uma coisa ou um complexo de coisas, que o trabalhador insere entre si mesmo e o objeto de trabalho e lhe serve para dirigir sua atividade sobre esse objeto. Ele utiliza as propriedades mecânicas, física, química, das coisas, de acordo com o fim que tem em mira.
Franklin define o homem como “a toolmaking animal” um animal que faz instrumentos de trabalho. São fundamentais o uso das ferramentas certas o que distingue as diferentes épocas econômicas não é o que se faz, mas como com que meios de trabalho se faz. Os meios de trabalho servem para medir o desenvolvimento da força humana de trabalho e, além disso, indicam as condições sociais em que se realiza o trabalho. No processo de trabalho, a atividade do homem opera uma transformação, subordinada a um determinado fim, no objeto sobre que atua por