Lavagem
O produto procedente da polpação é colocado em um tanque de descarga, com o objetivo em suspender as fibras no licor de cozimento, sendo que a parte fibrosa representa praticamente a metade da substância seca da madeira utilizada , o restante fica no licor.
A operação de lavagem da massa , merece bastante atenção e seus principais objetivos são:
- Remover o licor residual
-Recuperar o máximo de reagentes químicos
- Recuperar os constituintes da madeira misturados ao licor para utiliza-los como combustível.
O volume de água adicionada ao sistema deve ser o menor possível , uma fez que filtrado deve ser evaporado e queimado para recuperar os sais de sódio , caso contrario exigirá um gasto adicional de energia para sua evaporação, em contrapartida uma adição insuficiente de agua pode acarretar perda do licor negro da celulose , o que pode afetar o balanço térmico e químico do setor de recuperação.
No processo de lavagem da pasta as impurezas solúveis são removidas , mas caso queira uma celulose de alta qualidade, deve-se remover também as impurezas sólidas, que se dividem em dois tipos:
- De natureza vegetal: pequenos fragmentos , nós, cavacos , estilhas e fragmentos.
- De natureza estranha: Areia, pedra, metal e outros.
Essas impurezas variam entre diversas características, sendo em dimensão e massa:
- 50 à 80% são maiores que as fibras e apenas 1 a 2% são menores. Esses dados são fundamentais para a escolha do equipamento mais adequado.
O Material de dimensão maior quando rejeito é separado pelos depuradores, enquanto que o restante é retirado por limpadores, e quando o material é de dimensão menor, pelas peneiras com tela de malha densa. http://pt.scribd.com/doc/44656464/Industria-de-papel-e-celulose#page=48 Logística da Celulose:
A logística da celulose é relativamente simples quando comparada a á do papel, que é mais frágil e que necessita de condições especiais para chegar ao seu destino final com qualidade exigida pelo