Latim juridico
Com a Nova Ortografia da Língua Portuguesa.
Palavras ou expressões em latim jurídico
1- Ad judicia - cláusula que, constando da procuração, autoriza o procurador legalmente habilitado a praticar todos os atos judiciais, em qualquer foro ou instância com exceção daqueles para os quais se exija menção expressa. Modernamente: Procuração geral para o foro. Ad judicia et extra - Cláusula CPC. art. 38.
Não existem acentos em palavras latinas. ad= junto de - judicia= juízo - et= e - extra= além de.
Procuração para que eu trabalhe junto à justiça. Além de trabalhar na justiça (forum), também para trabalhar em áreas comerciais usa-se o et extra.
2- Alibi - prova de presença de alguém (acusado ou indiciado) em lugar, diverso daquele em que se deu o crime. Na língua portuguesa = álibi (com acento).
3- Apud - junto a; conforme. Emprega-se nas referências bibliográficas, por exemplo: Apud Clóvis Bevilácqua e, a seguir, a obra correspondente. (ABNT utiliza muitos termos em latim, este é um deles).
4- Animus – propósito, intenção, disposição de espírito, vontade.
5- Cadaver - relacionamento com o verbo cadere = cair, substituído por alguns autores por corpus. Não tem base a afirmação de que cadáver se origina da expressão caro data vermibus = carne dada aos vermes.
A ideia de cadáver foi criada a partir da derrubada de árvores.
6- Causa mortis - causa da morte. (Por ex.: Imposto causa mortis).
7- Caput – parte superior. Usa-se para indicar a primeira parte de um artigo de uma lei. A cabeça. (O inciso é escrito pelo número romano, e a pronúncia deve ser cardinal).
8- Dies a quo - precedência, de quem, do qual. Dia em que começa a correr um prazo, dia de início, dia inicial de um prazo.
9- Dies ad quem - para quem, para o qual. Dia do final de um prazo, dia em que se extingue o prazo.
10- Data venia – com a devida permissão.