o latim e seu uso no âmbito juridico
CAMPUSPROFESSOR FRANCISCO GONÇALVES QUILES - CACOAL
DEPARTAMENTO DO CURSO DE DIREITO
ORIGEM DO LATIM E SUA IMPORTANCIA NO ÂMBITO JURÍDICO
CACOAL - RO
2014
ORIGEM DO LATIM E SUA IMPORTANCIA NO ÂMBITO JURÍDICO
Trabalho apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – Campus deCacoal, como requisito parcial de avaliação da disciplina de Português Instrumental, ministrada pela professora mestre Sônia Mara Nita.
CACOAL-RO
2014
O latim é uma língua, indo europeia que foi trazida para a Itália pela migração dos latinos (lácios) que se fixaram na região central da península itálica, região que foi depois denominada “Lácio”. Eles se desenvolveram em torno do lendário rio Tibre, que é tido como berço da civilização romana. Havia também na península itálica outros povos, os úmbrios, sabinos e volscos, mas os latinos desempenharam o papel dominante, se expandindo por toda Itália e mais tarde parte do globo formando o império romano.
No início a língua latina era falada apenas em Roma, e nas redondezas se falavam outras línguas indo-europeias incluindo o grego, com a expansão do republica e do império romano a língua latina se espalhou e dominou grande parte território imperial, após a adoção do catolicismo pelo imperador Constantino no século 3 d.C., através da igreja o latim tornou-se a língua dos acadêmicos e filósofos medievais expandindo sua influência para toda a Europa continental.
A literatura latina também teve grande importância no mundo ocidental, tendo seu ápice com o latim clássico com autores como Ovídio, Cícero, Virgílio, Horácio e o latim imperial com Sêneca, Lucano, Petrônio, Quintiliano, Estácio, Juvenal, Suetônio, etc. grande parte dessa literatura latina, está ligada ao direito romano.
O direito romano apresenta quatro grandes épocas, a arcaica, a clássica, a pós-clássica e a justiniana. Abarcando mais de mil anos. Inicia-se com a