Dissertação de Latim
1º. Perído de Dereito
Alexandre José Kluska
Dissertação de Latim
História e Influência do Latim no Direito Brasileiro
Cacoal, 01 de agosto de 2013.
UNIR - Universidade Federal de Rondônia - Campus Cacoal
1º. Período de Direito
Alexandre José Kluska
Dissertação de Latim
História e Influência do Latim no Direito Brasileiro
Trabalho de dissertação de latim, exigido como complemento avaliativo da Disciplina de Português Instrumental, da Prof. Sônia Mara Nita.
Cacoal, 01 de agosto de 2013
1 - Influência do Latim no Âmbito Jurídico Brasileiro.
A tradição dos usos latinos no Direito é uma de suas características constitutivas e ritualísticas. O ambiente em que ele se constitui, o malhete ou a toga, juntamente com o uso das expressões latinas são alguns dos elementos característicos desse processo de construção da tradição no Direito.
O uso das expressões latinas serve entre outras coisas para demonstrar erudição e conhecimento acerca do tema num sentido histórico, dessa forma confere ao Direito uma característica que lhe é própria, quanto a tomada de decisões que precisam ser levadas ao conhecimento de algum órgão colegiado, ou para desenvolver o espírito de análise.
Consideremos então que a tradução de expressões latinas (os brocardos) para a Língua Portuguesa compromete todo um processo histórico de referências e contextualizações que lhes definem como um campo semântico rico de significações.
O latim está, nesse contexto, justamente para explicar situações e princípios que acontecem no Direito, e garantir a veracidade e invariabilidade, permitindo que o operador de Direito aprofunde seus estudos e pesquisas numa fonte sólida, rica e eficaz de conhecimentos que terá sempre o mesmo significado.
A importância do latim é, pois, no Direito atual, sua rica fonte histórica que permite fazer com que a justiça hodierna