empreendedorismo
Caxias do Sul, 14 de Junho de 2013.
Etapa-1
Oportunidades e desafios do empreendedorismo no Brasil
É muito difícil iniciar um novo negócio no Brasil e dar certo. Vários são os obstáculos a serem ultrapassados nessa caminhada. Basta ver os números que mostram essa dificuldade: 71% das microempresas não passam dos quatro anos de existência e 48,5 milhões de trabalhadores estão na informalidade. Como reverter esse quadro é o propósito deste trabalho, mostrando as trilhas a serem seguidas pelos empreendedores para não ficarem perdidos no caminho.
Surgiu, em todas as áreas de atividade humana, uma gama elevada de novos empreendimentos. Todas tiveram os mesmos problemas estruturais. A pessoa escolhia um ramo de atividade, escolhia o local e, com aquele dinheiro arrecadado na saída do emprego, comprava o material inicial (as máquinas e os equipamentos necessários) e reunia um grupo de pessoas para tocar o negócio.
As pessoas interessadas em abrir um negócio têm que observar atentamente o que ocorre em seu ambiente, seja no âmbito social, nas tendências do mercado, nas preferências da população, nos novos estilos, nas mudanças de hábitos e de padrão de vida das pessoas, etc., para que surjam ideias que possam ser aproveitadas como oportunidades de negócio.
As ideias vão surgindo à medida que se vai procurando observar o que acontece ao redor e sabendo como as coisas funcionam, de maneira que novos produtos ou serviços possam ser desenvolvidos adequadamente às necessidades e desejos dos clientes. Toda empresa precisa definir o que vai fazer e identificar uma