Las Casas (2008, p. 110)
Economia Básica (Prof. Donizetti)
Descrever em texto como o comportamento das variáveis econômicas afeta o setor ou a empresa em estudo no TIO que está elaborando.
O termo "variável" designa uma grandeza que pode ser definida e medida.
Entende-se por variáveis econômicas todos aqueles fatores que de certa forma podem ser medidos e que influenciam economicamente o comportamento do mercado, tanto de forma positiva quanto negativa. Tais variáveis, conforme os principais autores de negócios destacam, apresentam influência muito forte no desempenho das organizações. Las Casas (2008, p. 110) diz que as “[...] oscilações econômicas afetam principalmente os hábitos de consumo e o rendimento dos consumidores, com reflexos imediatos para os diferentes setores. [...]” e Boone e Kurtz (2009, p. 93) dizem que “a saúde geral da economia influencia a quantia que os consumidores gastam e aquilo que eles compram. Essa relação também funciona ao contrário. A compra do consumidor desempenha um papel importante na saúde da economia [...]”.
Vasconcellos Filho (1985) traz como componentes das variáveis econômicas o crescimento do PIB; preços; comportamento do mercado; balanço de pagamentos; nível de reservas cambiais; balança comercial; taxa de inflação; taxa de juros; estabilidade monetária; mercado de capitais; arrecadação de impostos (federais, estaduais e municipais); nível de distribuição de renda, taxas de câmbio, taxas de desemprego entre outros.
Segundo Hall (1984), as mudanças das condições econômicas são restrições importantes para todas as organizações. Quando há crescimento econômico, geralmente as organizações também crescem e vice-versa.
Explicações sobre essas variáveis constam das apostilas, dos livros recomendados e também serão paulatinamente esclarecidas no decorrer das aulas.
Quaisquer dúvidas podem ser dirimidas junto ao Prof. Donizetti pelo e-mail: depauladoni@ig.com.br, na sala de aula, durante o período reservado para