pedagogia
O presente projeto foi elaborado com duas finalidades: preencher os requisitos necessários para o Estágio Supervisionado II na Educação Infantil e atender o desejo de refletir sobre a prática pedagógica na educação infantil.O exercício da leitura nas escolas, não vai além de mera decodificação de signos gráficos, para não fugir à regra fixada ao longos dos tempos da história do ensino em nosso país. Tal atitude transforma o ato de ler tedioso e mecânico, distanciando no ato de ler por prazer.
O desafio maior encontra-se na necessidade da busca e implementação de mecanismos que desenvolva atração pela leitura, na fase da infância, em que a criança está descobrindo seu mundo, está despertando para a realidade tentando participar desta realidade com suas novas fantasias e descobertas.A Escola insere-se neste contexto como instrumento competente a implementar a leitura na Educação Infantil e Séries Iniciais, induzindo os jovens leitores através de uma alteração de concepção, ou seja, transformando a leitura como algo agradável, fonte não apenas de informação, mas principalmente de lazer.
A pouca afinidade com a leitura afasta o leitor do contexto social e cultural, faz com que ignore o que de mais profundo o homem pensou e escreveu sobre si, alienando-se das informações e, consequentemente dificulta sua participação ativa e efetiva na sociedade em que está inserido. Por esta expectativa, fica evidente a necessidade da formação de leitores, pois se entende que sua participação no contexto social depende de sua visão de mundo, de seus valores, de seus conhecimentos, de sua reflexão e visão crítica, enfim, da leitura como instrumento do conhecimento.
JUSTIFICATIVA
O objetivo deste projeto é de compreender como a leitura torna-se benéfica para a educação infantil. A leitura é um dos principais exercícios para o desenvolvimento da oralidade e da autonomia da criança, transformando-se num sujeito reflexivo e crítico.
Compreendemos