Larissa
A profissão docente, de sua formação e do trabalho realizado, tem sido estudos de: (OLIVEIRA, 2004; SANTO, 2004; TALAVERA; 2004; GATTI 2003), tanto no país como fora dele. As mudanças observadas no cenário mundial colocaram novas questões quanto aos objetivos da escolarização, exigindo mudanças nas formas de organização do trabalho na escola. As novas demandas requerem uma intensificação do trabalho do professor e a ampliação de sua ação, o que, na ausência de uma política clara de formação de docentes, tem gerado desgaste e insatisfação por parte do professorado. Alcançar tais metas implica uma reconfiguração de sua identidade profissional, capaz de colocá-lo em posição de lutar por melhoria de salários, de condições de trabalho e, inclusive, de uma formação de qualidade.
Quando falamos em mudança e transformação é importante ficar claro que são múltiplos os aspectos determinantes, incluindo não só a história de vida e profissional do professor, como a realidade institucional escolar e social. Assim, as mudanças estão sendo pensadas como sendo gestado num determinado espaço institucional, social, histórico, por sujeitos concretos.
O significado corresponde às relações que a palavra pode encerrar; já no campo psicológico, é uma generalização, um conceito. Para este autor a atividade humana é sempre significada: o homem, no agir humano, realiza uma atividade externa e uma interna, e