Larissa
Os valores recomendados para adultos diferem de acordo com os fatores de risco acima, mas de modo geral:
• LDL: 70 a 130 mg/dL (números menores são ideais)
• HDL: mais de 40 a 60 mg/dL (números maiores são ideais)
• Colesterol total: menos de 200 mg/dL (números menores são ideias)
• Triglicerídeos: 10 a 150 mg/dL (números menores são ideias)
TSH e T4 – hormônios, medem o funcionamento da tireoide. Feito principalmente para descobrir dificuldade de emagrecimento (hipotireoidismo).
Creatinina – é produzida pelas fibras musculares e é um sinal de algo errado com os rins. Muita creatinina no sangue é sinal de comprometimento dos rins. Através da medida da creatinina do sangue, do volume urinário das 24 horas e da creatinina urinária é possível calcular a taxa de filtração glomerular, que é um parâmetro utilizado em exames médicos para avaliar a função renal.
A referência típica para mulheres é considerada 0,5 a 1,0 mg/dL (cerca de 45-90 μmol/l), para homens 0,7 a 1,2 mg/dL³ (60-110 μmol/l). Entretanto, apesar de um nível de 2,0 mg/dL (150 μmol/l) poder indicar função renal normal em um fisiculturista (homem com grande massa muscular), um nível de 0,7 mg/dL (60 μmol/l) pode indicar alguma doença renal significativa em uma frágil senhora idosa.
Gama-glutamil transferase (Gama- GT)- Enzima hepática. Quando ocorre uma destruição das células hepáticas a enzima entra na corrente sanguínea. Assim, podemos detetar este nível da corrente sanguínea.
Quando os valores da Gama GT se encontram alterados (elevados) significa que existe algum tipo de lesão nas células que são ricas nessa enzima. Consumo de álcool, uso de drogas, use de remédios e medicamentos, doenças inflamatórias e infeciosas do fígado são as principais causas do