OBSERVAÇÃO PSICOLOGICA
Este trabalho tem por objetivo introduzir o aluno na prática da observação dos fenômenos do desenvolvimento da criança. Promovendo o contato do aluno com crianças e permitindo a compreensão das dificuldades envolvidas na observação e no estudo de crianças.
Método:
Será utilizado o método de observação; sendo feitas anotações através do registro cursivo, a fim de garantir menor interferência por parte do observador.
Desenvolvimento:
Foram observadas duas crianças da mesma idade e sexo; 5 anos, feminino. Uma delas em seu ambiente escolar, L.F., e a outra em um ambiente familiar, A.B.M.
L. F. 5 anos.
Chegando à sala de aula, ficou curiosa para saber quem eu era. Perguntou o que eu estava fazendo ali e porque, me mostrou os trabalhos e desenho dela e logo em seguida a aula começou. No começo, participava em poucos momentos da aula e logo se distraia, facilmente. Enquanto a profª lia a história, a aluna parou a leitura umas 3 vezes para falar coisas dispensáveis. Quando a profª perguntava o porquê da resposta dada pela aluna, a mesma alterava a voz, num tom de autoridade e plena sabedoria. Depois de um tempo, era a primeira em responder e a falar, tem uma criatividade muito aflorada. Mas durante os 20 minutos, a L.F não deixou um segundo de ficar “brincando” com o lápis de cor e quando a profª mostrava alguma pintura, a aluna perguntava se ia pintar. Tinha vários “tiques” como: balançar repetida vezes os pés, colocar o dedo no nariz, ficar arrumando uma mecha no cabelo e tal. Ficou agitada quando chegou a hora da aula de educação física, perguntou a profª se não ia ter aula de educação física e saiu correndo para a quadra de esportes.
A.B.M. 5 anos.
Logo que chegou ao rancho foi atrás de sua amiguinha. Conversou com ela e foram para a parte superior da casa. Ao chegarem lá A.B.M. brincava de imitar sua amiga, até mesmo na fala. Desciam e subiam a escada que era estreita e escorregadia por causa da chuva. Até que A.B.M.