Largo treze de maio
Sons diversos, gente pra todos os lados, cheiros de todos os tipos.
Assim podemos definir o Largo Treze de Maio. Diariamente, mais de um milhão de pessoas circulam pelo local, ponto final de 16 linhas intermunicipais e 77 pontos de ônibus. Localizado no centro do bairro de Santo Amaro, o largo está presente na história do bairro desde a sua fundação. Hoje conta com uma estação de metrô pouco utilizada, já que não está integrada a outros locais, um terminal de ônibus, além de diversos serviços de utilidade púbica, como poupa tempo.
Há poucos anos atrás abrigava um comércio informal, isso devido ao grande número de ambulantes existentes. Em uma ação da prefeitura, no ano de 2007, esses comerciantes foram retirados, dando mais espaço para os transeuntes. A presença constante da policia, a partir de então, também ajudou a inibir os furtos que sempre aconteciam.
Por se tratar de um centro de comércio, no local encontramos de tudo. Desde eletrônicos, exames admissionais/demissionais/atestados até alimentos e peças de vestuários, em alguns momentos, tudo isso junto.
O centro de comércio traz muita informação, característica inconfundível dos consumidores da classe C e D. São pessoas de classe média, responsáveis pelo crescimento do varejo nos últimos anos. O local conta ainda com um shopping, que oferece um mix de serviços, misturando grandes lojas do setor com pequenos comerciantes, utilizando-se de lojas modulares.
No Largo Treze, encontramos comerciantes oferecendo seus serviços das mais variadas formas, com microfones, na rua, com placas, faixas. O intuito é chamar a atenção desse consumidor para dentro de sua loja. Ganha aquele que ofertar um produto bom, com a qualidade que aquele consumidor espera e com o preço que ele pode pagar.
Assim se caracteriza o consumidor do Largo Treze de Maio. Geralmente mães com crianças, mas também famílias inteiras em busca de qualidade e preço bom. As pessoas se aglomeram em bancas,