Joao walter toscano
Pode-se destacar duas obras como marco na carreira de João Walter Toscano, que são: a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itu – SP (Figura 1) e a Estação Largo 13 de Maio – São Paulo – SP (Figura 2).
Figura 1. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itu – SP
Figura 2. Estação Largo Treze de Maio – SP
2.1. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itu – SP - 1959
O partido adotado procurou atender às condições do terreno urbano, às necessidades de insolação e ao regime de ventos. A superposição de dois blocos em esquadro e interligados por rampas, o torreão resolvendo a circulação para as salas de aula, o grande vazio e a transparência da entrada evidenciam a proposta clara e simples.
No bloco de aulas, a circulação foi situada na face ensolarada, protegida com elementos vazados, proporcionando um rendilhado com agradável condição de luz natural e ventilação. Na face das salas de aula, panos de vidro com caixilhos de ferro móveis asseguram ampla iluminação e controle da aeração, adequadas para o clima quente da cidade.
No outro bloco, as funções de administração, auditório para 120 pessoas e biblioteca são definidas pelos próprios móveis, permitindo total flexibilidade de uso dos amplos espaços. As faces seguem livres, tratadas com quebra sois verticais na frente dos vidros.
Amplas áreas gramadas e alguns grupos isolados de vegetação contrapondo muros de seixos rolados do rio Tietê fecham as áreas definidas pelos pisos de circulação.
2.2. Estação Largo 13 de Maio – São Paulo – SP - 1986
A escolha da área para a estação Largo 13 de Maio, na zona sul da cidade de São Paulo, se apóia na importância do eixo constituído pelo prolongamento da avenida Padre José Maria. A área do projeto compõe-se de uma faixa de terreno de 20 metros de largura, entre a ferrovia e a avenida marginal, ao longo do rio Pinheiros.
Na elaboração do projeto, foram levados em conta alguns pontos-chave. Em primeiro lugar,