Favelas - apagar e redesenhar
O que pode ser feito para a melhoria das condições de moradia nas favelas brasileiras? Algumas iniciativas de projetos estão sendo elaboradas, mas necessita da participação do poder público e da sociedade para a ampliação.
Quando falamos em favela, a primeira imagem que nos ocorre é: barracos, pobreza, drogas e violência, principalmente no Estado do Rio de Janeiro como vemos diariamente nos noticiários; e como diz na música “A Casa” de Vinícius de Moraes (Universal - P.1980) – “ninguém podia fazer pipi, porque penico não tinha ali”, podemos comparar à falta de saneamento básico e infraestrutura, onde em muitas comunidades, o esgoto corre a céu aberto; vivem em condições precárias de moradia – sem água encanada, sem esgoto, sem coleta de lixo, ou seja, sem qualquer infraestrutura, e ainda conforme a música, no trecho: “era uma casa muito engraçada...”, podemos afirmar que não há nada de engraçado nas condições de vida destas comunidades que vivem em paralelo com a sociedade. Mas com algumas iniciativas, podemos apagar e redesenhar esse quadro se houver apoio do poder público e da sociedade, na implantação de projetos inovadores, a exemplo do projeto: “Redesenhando a Cidade Informal” de autoria do arquiteto e urbanista João Walter Toscano que já beneficiou várias famílias com a construção de uma praça para a prática de esportes, e obras de infraestrutura, como água encanada, esgoto e pavimentação a uma comunidade de São Paulo e, com iniciativas como esta, não iremos erradicar, mas pelo menos, melhorar.
REFERÊNCIAS: http://www.favelaeissoai.com.br/noticias.php?cod=14 – Acesso em: 25-abril- 2012 http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/cultura/conteudo_478424.shtml Acesso em: 23-abril-2012 http://www.caoscarioca.com.br/tag/favelizacao/ Acesso em: 25-abril-2012 http://youtu.be/ipjly96rzxA. – Acesso em