Qdwdwq
962 palavras
4 páginas
História1- EXPLICA A CRISE DAS DEMCRACIAS APÓS A 1ª GUERRA MUNDIAL.
Após a 1ª guerra mundial, na Europa, instalou-se graves problemas tais como as dificuldades financeiras, a agitação social, as democracias parlementares não conseguiram resolver os problemas como o desemprego, o baixo nivel de vida... Também surgem movimentos politicos que defendiam o autoritismo e afirman-se os movimentos de extrema direita que se impõe através da violencia e da propaganda.
2- CARACTERIZA A SITUAÇÃO ECONÓMICA DA ITÁLIA APÓS A 1ª GUERRA MUNDIAL
A Itália após a 1ª guerra mundial encontrava-se numa crise económica e financeira que levou ao descontentamento popular. O Partido nacional fascista, liderado por benito mussolini apoiado nas milícias armados “ caminas negras” começam a ter mais apoiantes.
3- RELACIONA A MARCHA SOBRE ROMA COM A SUBIDA AO PODER DE MUSSOLINI
Em 1922, depois de um periodo de violencia e de confrontos com os socialistas e com os comunistas, mussolini organizou uma marcha a roma onde participaram cerca de 50 mil milícias armados ( “Camisas negras”). Tratou-se de um golpe de propraganda em que nem sequer esteve presente, tendo chegado mais tarde de comboio. Surtiu efeito porém, pois em resultado desta manifestação de força, em outubro de 1922, o rei Victor Manuel III convidou Mussolini a formar governo.
4- EXPLICA QUATRO PRÍCIPIOS DA IDEOLOGIA FACISTA
O Culto ao chefe onde concentravam todos os poderes em sí e se considerava guia e salvador da pátria. A censura, ou seja, controlava toda a informação. Criou a Polícia Política para controlar a oposição e o Imperialismo onde defendia a manutenção das colónias.
5- CARACTERIZA O AMBIENTE EM QUE SE AFIRMA O PARTIDO NAZI.
O ambiente estava péssimo, a situação económica muito má, destruição de infra-estruturas, crise económica e financeira, desemprego e agitação social. Também sentiam um grande sentimento humilhação, devido ao tratado de Versalhes e os alemães culpavam o