lares de idosos
5
a partir do qual se considera um humano idoso (65 anos) para um valor mais elevado, de modo a obter valores mais ajustados, à nova realidade.
1.2 O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO EM PORTUGAL
A evolução destas variáveis manifestam-se globalmente e os resultados dos Censos 2011 do Instituto Nacional de Estatística vem revelar que Portugal não é exceção.
Segundo estes resultados, as características demográficas da população revelam que se agravou o envelhecimento da população na última década e em 2011, Portugal tem cerca de 19% da população (2,023 milhões de pessoas) com 65 ou mais anos de idade (vide ANEXO II na p. 111).
As previsões da Organização das Nações Unidas (ONU), que apontam Portugal, como um dos dez países com a Média de Idades mais elevada em 2015, vêm de encontro aos resultados apurados nos censos 2011, pelo que se confirma que esta tendência é incontestável e segundo as mesmas previsões, se manterá nas próximas décadas (vide ANEXO III na p. 111).
Em território nacional a evolução do envelhecimento da população ocorre nas diversas regiões do Pais e observa-se que a distribuição de idosos tem um padrão semelhante à distribuição de população residente (vide ANEXO IV na p. 112).
Este fenómeno, já tem um impacto muito significativo a nível social, como vem demonstrar os mesmos resultados, que revelam a existência de uma grave consequência deste fenómeno de envelhecimento da população, que se prende com o facto de que cerca de 60% da população idosa viver só (400 964) ou em companhia exclusiva de pessoas também idosas (804 577), números que refletem um fenómeno cuja dimensão aumentou 28%, ao longo da última década.
Lisboa encontra-se no topo da tabela, no que diz respeito à ocorrência da solidão entre os mais idosos, apesar de não ser a Região do país com maior