Map lares de idosos
Os lares de idosos são estabelecimentos que albergam habitualmente pessoas acamadas ou com dificuldades de locomoção, percepção e reacção a um qualquer acidente. Alguns dos utentes, resultante de doença, poderão não ter consciência das consequências de actos por si praticados e que podem por em risco a segurança de outros utentes.
Os riscos que podem afectar os lares de idosos podem ser vários, sendo o mais comum o risco de incêndio.
Para prevenir este risco foi publicado o Dec. Lei nº 220/2008 de 12 de Novembro que estabeleceu o Regime Juridico de Segurança Contra incêndios em Edificios, o qual obriga todos os edifícios e recintos, incluindo os existentes.
“UT V «hospitalares e lares de idosos», corresponde a edifícios ou partes de edifícios recebendo público, destinados à execução de acções de diagnóstico ou à prestação de cuidados na área da saúde, com ou sem internamento, ao apoio a pessoas idosas ou com condicionalismos decorrentes de factores de natureza física ou psíquica, ou onde se desenvolvam actividades dedicadas a essas pessoas, nomeadamente hospitais, clínicas, consultórios, policlínicas, dispensários médicos, centros de saúde, de diagnóstico, de enfermagem, de hemodiálise ou de fisioterapia, laboratórios de análises clínicas, bem como lares, albergues, residências, centros de abrigo e centros de dia com actividades destinadas à terceira idade.”
CATEGORIAS DE RISCO:
1.ª, 2.ª, 3.ª ou 4.ª , sendo considerados respectivamente de risco reduzido, risco moderado, risco elevado e de risco muito elevado.
FACTORES DE RISCO ( UT V):
• Altura da utilização-tipo;
• Efectivo;
• Efectivo em locais de tipo D;
• Apenas para a 1.ª categoria, saída independente directa ao exterior de locais de risco
D, ao nível do plano de referência.
Categorias de Risco
Critério
1ª
2ª
3ª
4ª
≤9
≤ 28
≤ 28
>28
Não existindo locais de risco D ou E
≤ 100
≤ 750
≤ 2 250
>