Laranja Mec Nica
Ele e seus comparsas praticam a chamada “ultraviolencia”, onde roubam, espancam, humilham e estupram pessoas. Quando Alex invade a casa de uma senhora, ele comete o seu primeiro homicídio e é traído pelos companheiros, que já não agüentavam mais o seu jeito egocêntrico de ser.
Então Alex vai preso e lá aceita ser cobaia de um tratamento experimental (Ludovico) que tinha por finalidade, fazer ele sentir aversão à violência, através de imagens televisivas e sons (condicionamento – Behaviorismo). Aplicavam-lhe uma medicação (soro experimental) para que passasse mal durante as cenas, ele era colocado em uma sala semelhante à sala de um cinema, seus olhos eram mantidos abertos constantemente, e na tela eram passadas cenas fortes de violência. Alex começava a passar mal na hora em que estava assistindo as imagens, por coincidência em um dos vídeos tocou uma música que ele gostava muito, Alex pegou aversão à música também.
Depois do tratamento, Alex perde a capacidade de se defender e de agredir. Quando volta pra casa seus pais estão alugando o seu quarto para outra pessoa, e nem a sua cobra de estimação ele tem mais. Sem ter para onde ir, Alex começa a vagar pelas ruas de Londres, onde é espancado por um mendigo, o mesmo mendigo que Alex um dia espancou. Dois policiais o tiraram do meio dos mendigos e espancaram Alex também (policias estes que antes eram os seus comparsas).
Vagando de noite, na chuva, sem ter para onde ir, Alex acaba na frente de uma casa, que por coincidência (ou ironia) era a casa da mulher que ele havia estuprado e deixado o seu marido paraplégico. O senhor na cadeira de rodas, fingi não lembrar de Alex e o deixa entrar. Dá bebida a ele e depois o tranca e começa a tocar a 9ª sinfonia de Beethoven, pois ele descobre a aversão que Alex sente escutando a música. Alex se joga da janela, porém,