Laranja Mec nica
Graduação em Psicologia
Alunos: Thainá Lopes de Menezes RA: 6890514119 Thiago Grande Araújo 6662375860
Anápolis
2015
Análise do filme Laranja Mecânica
Resumo
O filme retrata um mundo futurista, onde uma gangue aterroriza a sociedade com vandalismo, brigas com outras gangues, estupro e outros crimes. O líder da gangue (Alex) é preso, e através de um programa de condicionamento volta às ruas modificado. Quando pensa ou tenta algum ato violento, o seu organismo reage com crises de pânico, vômito, tontura. Esse condicionamento foi realizado através de sugestões visuais, onde ele assistia a cenas de violência sem sequer poder piscar os olhos, que se mantinham abertos à força sendo molhados com colírio. Em seu retorno à sociedade, ele encontra suas vítimas, que se vingam dele, que não consegue reagir por causa do seu condicionamento. É espancado por seus ex-colegas que se tornaram policiais, se refugia na casa de um senhor que ficou paralítico e que teve a esposa estuprada e morta ao serem agredidos por ele. Esse senhor o reconhece somente quando ele está na banheira e canta uma música, a mesma que ele cantou quando o estava agredindo. Como as outras vítimas vinga-se, mandando um empregado agredi-lo.
Depois de passar por todos os percalços, Alex volta ao seu estado normal através de uma cirurgia no cérebro, pelas mãos de um congressista que quer utilizá-lo como vítima do sistema para sua campanha eleitoral. Tem então, “lindas visões”, recheadas de violência e morte.
Questões éticas e crítica aos procedimentos utilizados
Todo indivíduo tem o direito do livre arbítrio, não que todo sujeito é livre para cometer crimes contra a sociedade, mas ninguém tem o direito de interromper no seu modo de pensar ou controlar seus atos de forma psíquica como demonstra o filme. A ética moderna relatada no filme quer que todos façam parte do seu modelo de pessoa ideal formando uma sociedade