Trabalho De TGE Laranja Mec Nica

348 palavras 2 páginas
1) A violência oficial (do Estado) é um mal necessário? Explique.
Sim. O Estado pode arbitrar sobre as relações intersubjetivas do indivíduo, mas não sobre a sua subjetividade. Desse modo, o cidadão pode ou não cumprir com as condições determinadas pela lei vigente. O personagem Alex vivia sob condições materiais razoáveis, com boa moradia, trabalho e, aparentemente, acesso à cultura, visto que apreciava música clássica. Porém, segundo sua índole e consciência, escolheu de livre e espontânea vontade transgredir a lei ao invadir residências, cometer estupros e espancamentos. A coação, neste caso, é necessária para a manutenção da ordem e garantia do cumprimento das normas estabelecidas. 2) Deve haver limites no controle do Estado sobre a violência privada? Explique.
No controle de Estado deve haver limites desde que não fira a raça, a liberdade de expressão, a dignidade, o credo e os demais direitos do Artigo 5º da Constituição. No filme, a detenção de Alex foi necessária para manutenção da ordem, a proposta do sistema prisional, é semelhante à proposta do sistema prisional brasileiro, que visa não a punição, mas a ressocialização do indivíduo para posterior reintegração na sociedade.
3) Disserte: A violência é um produto do meio ou uma condição inerente ao homem.
A violência é um produto do meio social e é uma falha do Estado em relação as medidas tomadas em cada caso e no erro da aplicação das leis. Assim como no filme, a sociedade é extremamente violenta, o homem é capaz de dar a própria vida pela segurança da nação, mas também capaz de tirar a vida do outro por dinheiro fácil, injúria ou necessidade de poder.
4) O Estado deve garantir a liberdade individual, ainda que ela represente uma ameaça à sociedade? Justifique. Não. Qualquer ameaça à sociedade deveria ser isolada, para a proteção e o bem estar dos demais, porque gera desconforto e problemas para as vítimas que não possuem o direito de intervir e de tomar outras atitudes, pois para que se preserve a

Relacionados