Relat rio de Microbiologia semeio bacteriano
613 palavras
3 páginas
Relatório de Microbiologia: Semeio Bacteriano.Natália Faustino
Fortaleza
2015
Introdução
A microbiologia proporciona as ferramentas de investigação no estudo da natureza e dos seus processos vitais. No entanto, isso só é possível, pois as células microbianas são abundantes, sendo algumas causadoras de doenças. Elas são facilmente cultivadas em laboratórios, por isso são mais acessíveis aos nossos estudos.
Para um melhor estudo e cultivo dos microrganismos, são utilizadas técnicas de semeio, que ajudam no isolamento, bem como na sua identificação. Essas técnicas são importantes, pois permitem o crescimento bacteriano rápido e sem contaminação. A escolha da técnica para o cultivo depende de qual meio de cultura será utilizado e da sua finalidade. Existem vários tipos de técnicas de semeio, embora as mais utilizadas em meio de cultura sólido sejam: o semeio por esgotamento e o semeio semi-quantitativo. O semeio por esgotamento utiliza o método de estriamento em quadrantes, no qual a placa de Petri é dividida em quatro quadrantes. Esse semeio visa a obtenção de colônias isoladas. O semeio semiquantitativo utiliza o método de estriamento vertical (zig-zag) que é feito com uma alça calibrada. É com o auxílio desse semeio que se faz a contagem das unidades formadoras de colônia (UFC).
Objetivo
Aprender as técnicas de semeadura em placas de Petri como também observar e identificar as bactérias cultivadas.
Metodologia
Semeio por esgotamento
A alça é esterilizada no bico de Bulsen, depois esperamos resfriar. Antes de pegarmos um pouco da amostra, flambamos a abertura do tubo, em seguida coloca-se a alça no tubo que contém a amostra para fazer o semeio. Com a alça já embebida pela amostra, passe a de acordo com os padrões de semeio em esgotamento, fazendo as estrias na placa de Petri. Lembrando sempre de esterilizar a alça entre cada procedimento. Passe a alça pela região 1, depois transfira-a para a região 2, depois região 3, depois região 4 e por fim a 5 .