lançamento horizontal
Determinação da velocidade de lançamento horizontal de um projétil para a conservação de energia.
2- INTRODUÇÃO
Lançamento horizontal
A partir de um ponto situado a uma altura h, acima do solo, o móvel é lançado horizontalmente e percorre uma trajetória parabólica, que pode ser construída utilizando-se a composição de dois movimentos independentes:
a) Movimento horizontal – é um movimento uniforme, pois não existe nenhuma aceleração na direção horizontal, o móvel o realiza por inércia, mantendo a velocidade v0 com que foi lançado.
b) Movimento vertical – Nessa direção, o móvel está em queda livre sob a ação exclusiva da gravidade. Trata-se de um movimento uniformemente variado, pois sua aceleração se mantém constante (aceleração da gravidade).
Lançamento Oblíquo
O lançamento oblíquo é também chamado de movimento horizontal.
Considere um corpo sendo lançado a partir do solo, formando um ângulo Ɵ com a horizontal, com velocidade inicial v0. Desprezando as forças dissipativas, o corpo fica sujeito apenas à ação da gravidade, descrevendo uma trajetória parabólica.
Movimento Horizontal
Assim como no Lançamento Horizontal, o movimento na direção do eixo x, no lançamento oblíquo, é uniforme, pois a velocidade é constante. Portanto, a função horária do movimento horizontal é: x = vx.t
A distância horizontal percorrida pelo corpo desde o lançamento é chamada alcance máximo. Podemos determinar o alcance máximo pela equação:
Para determinar a posição do móvel em relação à horizontal temos que determinar a componente da velocidade inicial v0 na direção do eixo x. O módulo da velocidade na direção do eixo x é: vx = v0 . cosƟ
Movimento Vertical
O movimento vertical está sob a ação da gravidade, isso implica que o movimento é uniformemente variado e a velocidade vy diminui à medida que a altura em relação ao solo aumenta.
O componente da velocidade inicial na direção do eixo y é:
v0y = v0 . senƟ
As funções