toque terapeutico
Os toques terapêuticos podem ser classificados em:
Toque instrumental:
Contato necessário para desempenhar alguma função, administração de medicamentos e/ou curativos.
Toque afetivo:
É quando há o toque sem perceber, com ou sem sentimento.
Toque terapêutico:
Toque de melhora ou até de cura, começou na cultura oriental e vem sendo utilizado no ocidente nos dias de hoje. Baseiam-se na compreensão de que as manifestações das enfermidades são resultantes da interação corpo + mente + meio ambiente. Acredita-se que exista uma energia sobre esses elementos.
Na saúde essa energia vital está equilibrada/ balanceada, porem, quando há doença esse fluxo energético está descompensado/ desequilibrado, no entanto, quem pratica o Tratamento Terapêutico aprende harmonizar –se com o campo universal de modo há dirigir a energia vital do paciente para restabelecer sua vitalidade (saúde).
Se esse campo energético for restabelecido não é necessário que haja contato físico com o paciente, então popularmente é chamado de ‘’Imposição de mãos’’.
Analizando os tipos de toques, percebemos que poderia ser utilizado o Toque Afetivo no paciente, já que o mesmo depois de ser tratado pelo fisioterapeuta apesar de apresentar melhoras de movimento e de dormir melhor sentia dores e medo, pois com esse toque se restabeleceria a confiança do paciente com o profissional, e com o Toque Terapêutico conseguiríamos a melhora da dor.
Lembrando sempre que deve- se abordar e realizar técnicas já comprovadas e eficazes e se ainda o profissional for graduando sempre sob orientação do seu mestre /professor. O presente trabalho relata a experiência de ensino do Toque Terapêutico (imposição de mãos) para graduandos e graduados na área de saúde, num curso de 12 horas com aulas teóricas e exercícios práticos, A percepção dos exercícios foi registrada durante os dias de curso e é descrita a avaliação que os participantes fizeram do mesmo.
Por ser inovador, este