Laminectomia
O que é?
Laminectomia (retirada das lâminas): é uma cirurgia executada na porção inferior da coluna para aliviar a pressão numa ou mais raízes do nervo. O termo é derivado de lâmina (peça da proteção óssea do canal espinhal) e ectomia (excisão, remoção parcial ou total).
Tem como objetivo liberar a medula ou nervos de uma suposta compressão, que pode ser causada pela (hérnia de disco), a hérnia de disco ocorre quando as fibras externas do disco (ânulo fibroso) são lesadas e o material gelatinoso interno do núcleo pulposo desloca-se do seu espaço normal, (bico de papagaio), ligamento ou outras estruturas.
E essa cirurgia é na maioria das vezes realizadas em pacientes mais idosos, devido ao fato de que essas compressões geralmente são devidas às alterações degenerativas da coluna, que aparecem com o avançar da idade, como a artrose, (é a destruição progressiva dos tecidos que compõem as articulações, levando à instalação progressiva de dor, deformação e limitação dos movimentos).
É realizada uma remoção de uma certa quantidade de osso, ligamentos e qualquer outra estrutura que esteja comprimindo a medula, o nervo da coluna. Após essa cirurgia, a medula e nervos ficam livres de qualquer compressão, diminuindo a dor, aumentando a capacidade de caminhar e melhorando a qualidade de vida do paciente.
Tipos de Laminectomia:
1- Laminectomia Lombar
2- Laminectomia Descompresiva
3- Laminectomia Sacral
4- Laminectomia Cervical
DESENVOLVIMENTO
As doenças da coluna vertebral e medula espinhal podem ser divididas em traumáticas e não traumáticas, congênitas ou adquiridas, ou divididas por segmento anatômico envolvido (cervical ou lombar, por exemplo).
Nessa operação o cirurgião alcança a coluna lombar através de uma pequena incisão na região lombar. Depois que os músculos da coluna são afastados, uma parcela da lâmina será removida para expor as raízes comprimidas do nervo. Removendo a fonte da compressão do disco com hérnia, que pode ser um fragmento do