Cirurgia neurológicas
TRABALHO DE CIRURGIA NEOROLÓGICA
RECIFE
FEVEREIRO, 2014
TRABALHO DE CIRURGIA NEOROLÓGICA
Trabalho elaborado sobre a cirurgia neorológica
Turma: 10761NA - Enfermagem
Disciplina: 115901 – Cuidado Integral ao Paciente Cirúrgico II
Professor (a): Elizabeth Santiago Dreyer
Equipe:
Juliana
Karolline Alves –
Marílya Borba -
Mayara Vasconcelos – 01059351
INTRODUÇÃO:
1.1. ANATOMIA DO SISTEMA NERVOSO:
1.
1.1.
1.2. FISIOLGIA DO SISTEMA NERVOSO:
Sistema Nervoso: forma uma rede de comunicação através de circuitos neurais constituídos por neurônios interconectados por sinapses.
Neurônios: unidade funcional do SN. É composto por uma superfície receptora e ramificações (dendritos – são extensões do corpo celular). Axônios originam-se do somo em uma região especializada e fazem contatos sinápticos com outros neurônios ou com células efetoras, e também conduzem substâncias químicas na direção das terminações sinápticas.
Os potenciais de ação que atingem o terminal pós-sináptico, geralmente liberam uma substância neurotransmissora. O neurotransmissor pode excitar a célula pós-sináptica, provocando a gênese de um ou mais potenciais de ação, ou inibi-la.
Neuroglia: também chamadas de células de sustentação. Não participa diretamente da comunicação de informação de curta duração, mas auxilia nesta função. Células neurogliais suprem muitos axônios com bainhas de mielina, que aumentam a velocidade de condução dos potenciais de ação.
No sistema nervoso periférico: dão suporte às atividades dos neurônios (células de Schwann e células-satélites) No sistema nervoso central: astrócitos, oligodendrócitos, micróglia e células ependimais.
2. PROCEDIMENTO CIRÚRGICO:
1.
2.
3.
3.1. PEQUENO