enfermagem
Essa cirurgia é na maioria das vezes realizadas em pacientes mais idosos. Isso é devido ao fato de que essas compressões geralmente são devidas à alterações degenerativas da coluna, que aparecem com o avançar da idade, como a artrose. Devido à idade avançada desses pacientes, uma avaliação com exames de sangue e uma avaliação cardiológica completa são sempre necessárias.
Essa cirurgia é realizada por via posterior, isso é, por trás. É realizada uma remoção de uma certa quantidade de osso, ligamentos e qualquer outra estrutura que esteja comprimindo a medula ou nervo da coluna. Após essa cirurgia, a medula e nervos ficam livres de qualquer compressão, diminuindo a dor, aumentando a capacidade de caminhar e melhorando a qualidade de vida do paciente.
Essa cirrugia muitas vezes é acompanhada da artrodese. O objetivo de realizar esses dois procedimentos juntos é evitar que a compressão volte a acontecer novamente após a cirurgia. A necessidade de ser realizada a artrodese é avaliada a cada caso, dependendo dos achados no raio-x e na ressonância magnética.
Após a cirurgia, o paciente já pode ficar em pé no dia seguinte, podendo ir ao banheiro normalmente. Geralmente o período de internação é de 4 a 5 dias, dependendo do caso. A dor geralmente não é intensa, sendo controlada com medicações na veia no hospital e depois via oral em casa.
Laminectomia é o procedimento cirúrgico para a remoção de uma ou mais lâminas vertebrais. A laminectomia constitui o tempo operatório da maioria das intervenções na medula espinal que necessitam de uma exposição larga da dura-máter.
:
O termo síndrome pós-laminectomia (SPL) é utilizado para descrever a persistência de dor lombar e