Pré natal
Trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo quantitativo, não experimental, de caráter retrospectivo que foi efetuada através do levantamento e transcrição de dados dos prontuários de gestantes cadastradas em uma Unidade de saúde no período de Fevereiro de 2012 a Setembro de 2012.
A escolha do município de Araçatuba foi por conveniência, pois a pesquisadora reside no mesmo e o campus universitário situa-se na mesma cidade, facilitando assim a coleta de dados; é um município de grande porte, com população estimada de 181.618 habitantes (IBGE, 2010); com total de 66.675 domicílios, e conta com a Estratégia saúde da Família, implantada desde o ano de 2001 e conta atualmente com 35 equipes.
O campo de pesquisa foi uma Unidade Básica de Saúde que funciona nos turnos da manhã e tarde, de segunda a sexta-feira, oferecendo serviços tradicionais para a população de sua área de abrangência, como: vacinação, curativos, farmácia, consultas ginecológicas, consultas pediátricas, consulta do médico da família e grupos educativos. A unidade conta com duas equipes da Estratégia Saúde da Família, onde cada equipe dispõe: 1 Médico da Família, 1 Enfermeiro, 1 Auxiliar de Enfermagem e agentes comunitários de saúde.
A coleta de dados teve inicio após a aprovação do estudo pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Paulista de São Paulo (anexo1), conforme o protocolo: 304.377. A pesquisadora comprometeu-se em manter em sigilo as informações dos sujeitos de pesquisa, respeitando os preceitos éticos legais. Os dados foram obtidos a partir da transcrição de dados de prontuários dos sujeitos da pesquisa, para formulários (apêndice 1) elaborados pela pesquisadora, tal formulário contém 5 questões, visando as variáveis: consulta pré-natal, consulta puerpério, vacina antitetânica e exames básicos.
Para esta avaliação foram utilizados indicadores de processo e resultado, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Os indicadores de processo utilizados foram: a)