Laminação
FACULDADE DE ENGENHARIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E MECÂNICA
FLÁVIA SILVESTRE WERNER
GABRIELA DE CASTRO ALMEIDA
JOHNNATAN PESSOA CARPANEZ DAVID
MARCOS VINICIUS SALOMÃO ZANETTE
LAMINAÇÃO
JUIZ DE FORA
JULHO DE 2014
INTRODUÇÃO O trabalho tem por objetivo fazer uma apresentação dos processos de laminação, trefilação, estampagem e ......, analisando os processos realizados e como eles se dividem, podendo ser a quente ou a frio, referenciando também processos especiais.
LAMINAÇÃO
1.1 Fundamentos
Processo de deformação plástica de massa, que consiste em modificar a seção transversal de um material. É feito pela passagem do material entre dois cilindros que rodam em sentidos opostos com a mesma velocidade periférica e distanciados entre si de um valor inferior à espessura do material que vai ser deformado. Os produtos gerados podem ser planos (chapas) ou não-planos (varões, tubos, barras e perfis estruturais).
A força de atrito gera a propulsão do material enquanto este é laminado, entretanto, forças exteriores podem ser aplicadas criando tensões de propulsão ou contra-propulsão.
Ao passar pelos rolos, o material sofre deformação plástica, tendo espessura reduzida e o comprimento e a largura aumentados.
A laminação é o processo de transformação mecânica mais utilizado na fabricação de chapas e perfis porque apresenta alta produtividade e controle dimensional do produto acabado com bastante precisão, além de uma grande variedade de produtos.
Grande parte dos processos de laminação são realizados a quente devido aos valores de deformação exigidos na transformação dos produtos. Além disso, a laminação a quente tem a vantagem de não produzir tensões residuais nos produtos fabricados a suas propriedades serem isentrópicas. Porém, como o controle dimensional é difícil e a qualidade superficial dos produtos transformados devido às camadas de óxidos