Estrutura de capital e fontes de financiamento
Tema: Estrutura de Capital e Fontes de Financiamento – um estudo de caso sobre estrutura de capital e fontes de financiamento das empresas brasileiras.
Professor Orientador: Almir Ferreira de Sousa
Aluno:
Daniel Juniti Takeushi
Nº USP:
5919661
Curso:
Administração de Empresas
Índice
Introdução
Objetivo
Este trabalho possui como objetivo principal a identificação das principais fontes de financiamento às quais as empresas inseridas no ambiente econômico-financeiro brasileiro têm acesso e recorrem a fim de financiar suas atividades e/ou decisões de investimento.
Descrição
De modo a se atingir seu objetivo principal, o trabalho, em um primeiro momento, terá como foco o estudo, levantamento e apresentação das principais teorias a respeito do assunto estrutura de capital e fontes financiamento. Durante essa primeira etapa, far-se-á a identificação dos principais autores à respeito do tema e também a apresentação de suas principais contribuições a respeito. Vale ressaltar que tal etapa é categorizada como crítica para todo o desenvolvimento posterior do trabalho, dado que servirá como base para o estudo a ser desenvolvido na segunda etapa do trabalho.
Essa primeira etapa abordará as principais teorias relacionadas à estrutura de capital e fontes de financiamento, como a teoria do Pecking Order, a teoria do Trade-off, a teoria sobre os custos de agência, entre outros; os quais são intimamente relacionados ao assunto “decisão de financiamento”. Explorar-se-á, também, teorias que comparam modelos econômicos baseados no financiamento através do mercado de capitais e modelos baseados em instituições financeiras, proporcionando um melhor conhecimento sobre cada uma dessas fontes de financiamento, suas vantagens e desvantagens. Ainda nessa primeira etapa, haverá a apresentação de trabalho de pesquisadores que aprofundaram-se no estudo sobre fontes de financiamento das empresas através da