Laminação
a) Programa de Produção:
Laminação é o processo de conformação mecânica que consiste em modificar a seção transversal de um metal na forma de barra, lingote, placa, fio, ou tira, etc., pela passagem entre dois cilindros que giram à mesma velocidade periférica, mas em sentidos contrários, sendo de geratriz retilínea ou contendo canais entalhados de forma mais ou menos complexa, sendo que a distância entre os dois cilindros deve ser menor que a espessura inicial da peça metálica.
A passagem da peça pelos cilindros ocorre através da ação da forca de atrito que atua na superfície de contato entre as pecas e os cilindros, essa força de atrito é que “puxa” o metal para dentro dos cilindros. Essa forca e proporcional ao coeficiente de atrito entre peca e cilindro e a forca normal na superfície de contato. A passagem do material pelos cilindros é acompanhada de altas tensões compressivas, resultante da prensagem dos rolos. É o processo de transformação mecânica de metais mais utilizado pois, apresenta alta produtividade e um controle dimensional do produto acabado que pode ser bastante preciso. O processo normalmente é divido em duas etapas, a redução ou desbaste inicial dos lingotes em blocos, tarugos ou placas é realizada normalmente por laminação a quente. Depois dessa fase segue-se uma nova etapa de laminação normalmente feita a frio, para se ter um acabamento melhor e as propriedades desejadas.
Figura – Ilustração do processo de laminação
b) Tipo de Produtos
A classificação dos produtos laminados e realizada em função das suas formas e dimensões e de acordo com as normas técnicas tradicionalmente estabelecidas. Essas normas apresentam diferenças nas indicações entre si e quando se trata de produtos siderúrgicos ou de produtos de metais não-ferrosos.
Os produtos laminados podem ser inicialmente classificados em: produtos semi-acabados e produtos acabados. Os produtos semi-acabados são os blocos, as placas e os tarugos. Os produtos