curso prevenção do uso de drogas
Instrumentos
1. Mapa da Rede da Escola: mobilização da escola em rede para a prevenção do uso de drogas*
Maria Fátima Olivier Sudbrack
Mackil Lima Vasconcelos
1.1 Introdução
No decorrer do curso, você pôde entender melhor a importância da escola como espaço de proteção para os adolescentes. Nas três primeiras unidades do curso, apresentamos o adolescente em desenvolvimento em seus principais contextos de socialização: a escola e a família. Destacamos também a responsabilidade do Estado, por intermédio das políticas públicas no processo educativo e socializador do adolescente que, como cidadão em formação, tem como direito o acesso às instituições de educação, saúde, assistência, justiça, segurança pública, cultura, lazer.
Na unidade 4, introduzimos como referência para a prevenção do uso de drogas as políticas de promoção de saúde, de educação e de proteção integral do adolescente. Vimos que a prevenção do uso de drogas implica ações integradas de todas essas políticas e, para tanto, precisamos ter a escola em rede, com ações articuladas e articuladoras, inseridas em políticas intersetoriais que vão garantir a qualidade do processo educativo de nossas crianças e jovens. Destacamos aqui a política integrada de promoção de saúde na escola através do Programa de Promoção de Saúde na Escola (PSE). O papel da escola é inclusivo, por meio da proteção do adolescente em situação de risco pelo envolvimento com drogas, mas ela também precisa se sentir protegida.
O fortalecimento da escola se dá na medida em que se coloca em rede, ou seja, buscando parceria com as demais instituições e também com a rede social do adolescente por meio da família e dos amigos. Para ficar mais seguro sobre esta temática das políticas públicas integradas que constituem a rede da escola, leia com atenção os textos da unidade 4 em que você ficará atualizado também a respeito da legislação sobre drogas que direciona as políticas públicas