Vida de insetos
Depois de algumas horas de colheita e da invenção de Flik ser desaprovada pelas outras formigas, estas percebem que os gafanhotos estão para chegar e se retiram para dentro do formigueiro. Flik, que é o último a entrar, deixa sua invenção, ainda funcionando, perto demais das pedras que sustentam a oferenda, tendo por consequência a desestabilização das pedras e deslizamento de todos os alimentos da oferenda para dentro do ribeirão. Flik tenta salvar a oferenda, mas de nada adianta o esforço.
Ele entra rapidamente no formigueiro com a intenção de avisar à Princesa Atta do desastre. Ela pede a Flik para falar depois. Depois de alguns segundos, os gafanhotos podem ser ouvidos reclamando, e depois invadem o formigueiro questionando sobre a comida. Hopper, o líder dos gafanhotos, depois de botar a culpa em Atta, dá às formigas um período de tempo para fazer a oferenda que acabaria quando a última folha da única árvore da Ilha Formiga cair.
Flik é julgado em um tribunal pelo que fez, ele então se voluntaria para buscar insetos maiores, que possam expulsar os gafanhotos, o tribunal concorda, já que, na verdade, não acreditam em Flik, mas pensam que saindo da ilha, nunca mais voltaria.
Flik inicia sua viagem usando uma planta que flutua por alguns segundos no vento.
É apresentado ao espectador