Lamina da Epiderme.
Lamina da Epiderme.
Aluno:
Dia 30 de setembro de 2009, laboratório de Citologia.
Introdução.
No decorrer da experiência, veremos as células que compõe a estrutura epidérmica da “Allium Cepa” popularmente nomeada de cebola, em diferentes focos microscópicos.
Objetivo:
Esta atividade experimental teve como principal objetivo a observação da célula eucariótica vegetal utilizando a epiderme da cebola com auxílio do microscópio óptico.
Materiais Utilizados:
Allium Cepa ; Cátaficos (cebola);
Lamina, lamínula;
Bisturi, papel filtro,
Corante azul de metileno.
Metodologia:
A partir de uma porção da cebola, foi retirada, com o auxílio da gilete ou bisturi, uma porção da película da epiderme interna, que logo em seguida foi posta e distendida sobre a lâmina, e com o auxílio da pipeto foi introduzido um corante azul para a melhor identificação e/ou observação das células, e para a filtragem do excesso de corante foi utilizado um papel filtro, feito isso, cobriu-se a camada interna da epiderme da cebola com uma lamínula. A lâmina preparada foi posta em um microscópio óptico, que foi regulado possibilitando a observação da preparação ao microscópio utilizando a objetiva de ampliação de 40X, seguida das de 100X e de 400X. Objetiva de 40X;
Objetiva de 100X,
Objetiva de 400X:
Conclusão.
Esta experiência permite melhor visualizar características da parede e membrana celular, citoplasma, e membrana nuclear, bem como sua forma e arranjo.
Conclui-se assim, que todos os seres vivos são formados por uma ou várias células e que estas têm constituintes básicos iguais, como membrana celular, parede celular no caso de plantas e procariontes, citoplasma e núcleo (exceto os procariontes que têm um pseudo-núcleo).