epiderme
° Lâmina;
° Lâmina histológica;
° Lamínula;
° Água;
° Pipeta;
° Recipiente para água (Becker);
° Corante (azul de metileno). Primeiro procedimento: Cortou um pedaço da epiderme da cebola, começou montar a lâmina pipetando 2 gotas de água sobre o material e colocou por cima a laminula. Posteriormente, acomodou-se a lâmina histológica no microscópio. Foram feitos os ajustes necessários no micróscopio para melhor visualização separadamente por cada aluna. Segundo procedimento: Pegou um outro pedaço de epiderme da cebola, colocou na lamina e pingou uma gota de corante (azul de metileno), pegou a piceta e lavou o excesso de corante da lâmina e enxugou o excesso da água, e seguiu os mesmos passos do procedimento anterior.
Resultado:
° lâmina sem corante consegue enxergar a epiderme da cebola, porém, de maneira menos detalhada, já com o corante foi possível enxergar tudo mais detalhado.
No final foi possível ver a célula e o núcleo e seus formatos.
° Microscópio
O microscópio é um instrumento que nos permite a observação de pequenos seres ou objetos que não são perceptíveis ao olho nu. Há vários tipos de microscópio com ampliações diversas. O microscópio mais usado no laboratório é o óptico que consiste basicamente em um sistema de iluminação com diferentes tipos de lentes.
Objetivo: conhecer os componentes e aprender a manipular o microscópio