Relatorio osmose
CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA
DISCIPLINA: BIOLOGIA CELULAR
PROF.ª: LAUZE LEE ALVES FERREIRA
VISUALIZAÇÃO DOS FENÔMENOS OSMÓTICOS
Introdução: Osmose é quando a água se movimenta livremente através da membrana, sempre do local de menor concentração de soluto para o de maior concentração. Este processo não é influenciado pela natureza do soluto, mas pelo número de partículas. Quando duas soluções contêm a mesma quantidade de partículas por unidade de volume, ainda que não sejam do mesmo tipo, exercem a mesma pressão osmótica e são isotônicas. Se forem separadas por uma membrana, haverá fluxo de água nos dois sentidos de modo proporcional. Quando se comparam soluções de concentrações diferentes, a que possui mais soluto e, consequentemente, maior pressão osmótica é chamada hipertônica, e a de menor concentração de soluto e menor pressão osmótica é hipotônica. A osmose pode provocar alterações de volume celular. Uma hemácia humana é isotônica em relação a uma solução de cloreto de sódio a 0,9% (“solução fisiológica”). Caso seja colocada em um meio com maior concentração, perde água e murcha. Se estiver em um meio mais diluído (hipotônico), absorve água por osmose e aumenta de volume, podendo romper (hemólise).
Objetivos: Visualizar e compreender os fenômenos osmóticos, através da visualização em microscópio da epiderme de uma cebola, sendo uma lâmina contendo a epiderme da cebola com soro fisiológico e, a outra lâmina, com uma solução de água e sal.
Materiais: Foram utilizados para o experimento soro fisiológico, lugol(solução de iodo+iodeto), faca de cozinha, cebola, sal de cozinha, água, lâminas, lamínulas e microscópio.
Procedimentos:
1° lâmina
- Cortar a cebola ao meio.
- Retirar a epiderme da cebola, depositá-la na lâmina e esticá-la cuidadosamente,