Osmose-relatorio
Índice
Páginas Objetivo……………………………………………………………………………..2 Introdução teórica…………………………………………………………...........3
Materiais……………………………………………………………………………..6
Procedimento…………………………………………………………………….....7
Resultados…………………………………………………………………………..8
Discussão de resultados………………………………………………….............9
Conclusão………………………………………………………………………….11
Bibliografia………………………………………………………………………....12
Objetivo:
Durante as aulas foi abordado o tema: “Transportes Transmembranares”, incluindo-se dentro deste o Processo de Osmose, no qual surgiu a pergunta desta actividade.Em que sentido ocorre o fluxo de àgua na membrana celular a partir de fragmentos de epiderme de pétalas de rosas.?
Para uma maior compreensão deste movimento a turma realizou a atividade apresentada neste relatório que fez com que esta não só testasse os movimentos mas assim como a permeabilidade seletiva da membrana, no caso de células vegetais.
Introdução teórica
A água é uma substância que intervém em muitas funções celulares e é formada por pequenas moléculas polares, que atravessam facilmente a membrana celular em todos os sentidos. Estes movimentos de água através da membrana são controlados por fenómenos físicos.
O mecanismo de osmose é explicado por diferenças de concentração entre as duas soluções separadas por uma membrana seletivamente permeável.
As células da epiderme das pétalas, para além de possuírem um núcleo, citoplasma e paredes evidentes, apresentam, normalmente, um vacúolo desenvolvido, que contém pigmentos dissolvidos em água, que conferem a cor característica às pétalas. Há sempre um maior fluxo de água do meio com menor concentração em soluto, meio hipotónico (Hipo=menor), para o meio com maior concentração em soluto, meio hipertónico (Hiper=maior). Quando a concentração de solutos é igual nos dois meios, meios isotónicos, torna-se idêntico o fluxo da água nos dois