Certificação do Sistema de Gestão Ambiental
502 palavras
3 páginas
A certificação de conformidade pode ser compulsória ou voluntária, no caso do SGA discutido nesse capitulo trata-se de certificação voluntária. O organismo de Certificação Credenciado (OCC), no Brasil, é uma organização credenciada ao Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro), órgão executivo central do Sinmetro. Credenciamento é o modo pelo qual um órgão autorizado reconhece formalmente que uma entidade, organização ou pessoa é competente para realizar tarefas específicas, segundo os princípios e requisitos estabelecidos pela legislação do país. Todos os OCCs devem passar por um processo de credenciamento segundo os critérios estabelecidos pela legislação brasileira, para poderem emitir certificados de conformidade válidos no Brasil, porém para terem uma aceitação mais ampla, os OCCs credenciam-se em vários países. Um SGA requer a formulação de diretrizes e o envolvimento de todos os segmentos da empresa para tratar das questões ambientais de modo integrado com as demais atividades da empresa. A ISO 14001 salienta que uma organização que possua um SGA poderá equilibrar e integrar os interesses econômicos e ambientais e alcançar vantagens competitivas significativas.
A normatização de um modo geral desempenha um papel fundamental nos processos de produção e distribuição, podendo facilitar ou criar obstáculos ao comércio internacional. A existência de várias normas no âmbito nacional sobre uma mesma matéria constitui uma barreira ao comércio, pois aumenta os custos do exportador que pretende atender a mais de um mercado. Uma norma internacional gera economia de recursos para o produtor e maior segurança apara ao consumidor e torna mais ágil o comércio entre as nações, pois permite simplificar e uniformizar procedimentos administrativos e operacionais. Essa parte por como conclusão!
Um SGA é um instrumento de gestão ambiental da organização que deve estar integrado à gestão global da organização. Notícias na imprensa