lajes
Maciça :
Composição :
São as lajes constituídas por uma placa de concreto armado ou de concreto protendido.
Execução :
A laje maciça, é totalmente construída na obra a partir de uma fôrma, normalmente de madeira, na qual é despejado o concreto. Antes, é montada a armadura de vergalhões metálicos que dá mais resistência ao sistema. Após a secagem do concreto, está pronta a laje.
VANTAGENS:
Atende tecnicamente bem os casos de vãos e cargas onde a solução implique em lajes com alturas menores ou iguais a 15 cm de altura.
DESVANTAGENS:
Possui elevado consumo de concreto; o alto peso próprio não permite otimizar e racionalizar as definições técnicas e econômicas dos demais elementos estruturais, como por exemplo, vigas, pilares e fundações; é uma estrutura moldada in loco, o que gera um alto custo de madeira para fôrmas, aumenta o custo da mão-de-obra e o tempo de execução.
Treliçada
Composição:
Compostas por uma base de concreto estrutural, sobre a qual é montada a armação treliçada (NBR 14862). Esta base recebe também barras complementares de aço que são dimensionadas para suportar os vãos e as sobrecargas necessárias a cada tipo de obra.
Execução:
O escoramento deve ser feito antes da colocação das vigotas, apoiado em base firme, sob as escoras utilize pedaços de tábua na base dos pontaletes para uma melhor distribuição de carga no solo
Todos os vãos acima de 1,30m devem ser escorados com linhas de escoras (contraventamento), colocados no sentido inverso ao apoio das vigotas. Na Concretagem Deve-se molhar muito bem as lajotas e vigotas antes do lançamento do concreto, para evitar que as mesmas não absorvam a água do concreto.
Vantagens :
º É um produto leve e de fácil manuseio.
º Permite a execução das instalações elétricas sem aumentar a espessura da laje.
º Elimina fôrmas e reduz os escoramentos.
º Reduzem-se os prazos e custos das obras.
º Promove uma perfeita aderência entre a vigota treliçada e o