Lajes de isopor
Madeira Industrializada
Os produtos de madeiras industrializadas variam desde peças com pouco ou nenhum procedimento, até peças com vários graus de beneficiamento, sua utilização pode ser temporária ou permanente, tais como produtos de Madeira Sólida (madeira roliça e madeira serrada) e de Madeira processada (painéis de madeira reconstituída e painéis de madeira compensada). Investimentos canalizados para a atualização tecnológica e no uso de processos e produtos que causem menor impacto ambiental são algumas das principais preocupações da indústria madeireira no Brasil. O resultado é um produto conhecido no mercado nacional e internacional. Dentre os principais produtos de madeira industrializada temos:
MDF-Características: Painel (CHAPA) de média densidade, produzido a partir das fibras da madeira com adição de resina sintética e submetida à alta temperatura, tempo e pressão. Usada em pisos, rodapés, almofadas de portas, batentes, portas usinadas e peças torneadas.
MDP-Características: Painel (CHAPA) de partículas de madeira em camadas, com submetido e alta temperatura, tempo e pressão, usada em portas retas, tampos retos e tampos pós-formados.
HDF- Características: Painel de alta densidade produzido a partir das fibras da madeira com adição de resina sintética e submetidas pelo processo de alta temperatura, tempo e pressão, usadas em forros, divisórias e portas.
HARDBOARD-Características: Produzido com fibras de madeira aglutinadas pelo processo de alta temperatura, tempo e pressão, usada em forros, divisórias e portas.
OSB- Características: Painel estrutural de tiras de madeira orientadas em três camadas perpendiculares, o que aumenta sua resistência mecânica e rigidez, usada em paredes, pisos e telhados no sistema construtivo seco (americano). É usada, também, em formas de concreto e móveis expostos a umidade como