alkemalekmalemalkem
470 palavras
2 páginas
3 BOCAIS3.1 Definição:
Bocais são tubos de formatos variados, na qual são conectados a orifícios que escoam os líquidos dos reservatórios, sendo sua principal função, conduzir o jato de água e regular a vazão. Segundo Azevedo Netto, para ser considerado um bocal, seu comprimento deve compreender entre 1,5 a 3 vezes em relação ao seu diâmetro.
Obs.: orifícios com paredes muito espessas são analisados com o comportamento de um bocal.
3.2 Lei do Escoamento / Vazão dos bocais: A equação para cálculo de vazão nos bocais será a mesma deduzida para utilização em orifícios pequenos. Porém, com coeficientes de velocidade, de contração e descarga diferentes, devido sua alteração da forma e dimensão. Portanto:
Onde:
Q = m³/s (vazão);
A = m² (área da seção do bocal – quando variável menor seção);
Cd = coeficiente de descarga do bocal (coef. de velocidade x coef. de contração); h = m (carga do bocal – centro do bocal até a superfície livre); g = aceleração da gravidade.
3.3 Classificação dos Bocais:
É de costume classifica-los apenas geometricamente, salvos em casos específicos. Ainda segundo Azevedo Netto, um bocal-padrão é aquele cujo comprimento possui 2,5 vezes o seu diâmetro e bocal de Borda ao bocal interno (reentrante) de comprimento padrão.
3.4 Bocais Cilíndricos
Nesse tipo de bocal, a contração da veia ocorre no seu interior. Curiosamente, em bocais-padrão, a veia poderá colar-se ou não as paredes do tubo. Se o tubo for fechado, de modo a enchê-lo, a veia ficará colada, fazendo com que o jato ocupe totalmente a seção de saída.
3.4.1 Bocal Cilíndrico Externo
Não apresenta área de seção contraída (Cc = 1);
Tem perda de carga maior que um orifício de iguais dimensões;
Cv = 0,82;
Cd = 0,82 (maior que do orifício: 0,62)
3.4.2 Bocal Cilíndrico Interno
Distribuição de pressões na parede é hidrostática;
Jato estável;
Cc = 0,52;
Cd = 0,51;
3.5 Bocais Cônicos
Adotando-se bocais cônicos teremos um aumento da vazão. Os tubos