Fatos marcantes da Indepencia do Brasil
O porto possuía grande importância no Rio de Janeiro, pois marcava a ligação entre o Brasil e outras regiões, quando a família real desembarca encontra uma região muito movimentada com o comercio e pessoas trabalhando. Ao se instalar na região, muitas pessoas foram desabrigadas para ceder casas para os novos moradores. Os portugueses sofreram com a adaptação que não foi rápida, um exemplo disso foi a dificuldade em se acostumar com o clima da região cujo é mais quente do que em Portugal. Os exilados que vieram com Dom Pedro, ao mesmo tempo que estavam felizes por estarem longe da guerra peninsular e perto do seu rei, estariam também tristes por estar em um pais desconhecido longe de seus familiares.
Outro aspecto marcante é a questão da administração, o Rei administrava, porém os gastos eram muito grande iam desde a gastos com camareira, porteiras e damas, além dos desvios existentes e as festas de jubilo, Utilizando dados retirados do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, O autor Jurandir Malerba nos faz refletir sobre o impulsivo descontrole econômico existente na coroa portuguesa no rio de janeiro pessoas que doavam dinheiro ao rei na maioria das vezes eram nomeados com algum cargo político.
Outro fator é a questão de divulgação das idéias liberais, um dos transmissores de informações foi o jornal gazeta, esse divulgou ideais liberais. Em 1776 Quando pessoas da colônia no rio de janeiro estavam desapontadas com as condições em que estariam, noticias sobre a revolução na América inglesa chegava até o Brasil permitindo um sentimento de querer fazer revolta também.
Essa idéia liberal era perigosa para o Aldo dos portugueses porque eram