lais fiuza
Ciências Humanas e Sociais na formação das primeiras enfermeiras cariocas e paulistanas
Human and Social Sciences in the training of the first nurses ‘cariocas’ and ‘paulistanas’
Ciencias Humanas y Sociales en la formación de las primeras enfermeras cariocas y paulistas
Aline Corrêa de AraújoI, Maria Cristina SannaII
I
Universidade Federal de São Paulo, Hospital São Paulo. Escola Paulista de Enfermagem, Grupo de Estudos e
Pesquisa em Administração de Serviços de Saúde e Gerenciamento de Enfermagem, e Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Saúde, Políticas Públicas e Sociais. São Paulo-SP, Brasil.
II
Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem, Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração de Serviços de Saúde e Gerenciamento de Enfermagem. São Paulo-SP, Brasil.
Submissão: 21-01-2010
Aprovação: 25-10-2010
RESUMO
Este estudo, de natureza histórico-documental, teve como objetivo descrever e analisar o lugar que as Ciências Humanas e Sociais ocuparam no primeiro currículo escolar dos cursos de nível superior de enfermagem da Escola de Enfermagem
Anna Nery (EEAN) e da Escola de Enfermeiras do Hospital São Paulo (EEHSP), identificando suas semelhanças e diferenças.
Como metodologia foram analisados os currículos das referidas escolas, comparando-os e buscando entre fontes primárias e secundárias informações sobre a contribuição das Ciências Humanas e Sociais na formação das enfermeiras pioneiras da enfermagem moderna no Brasil. Concluiu-se que as matérias de humanidades ocuparam lugar secundário nos currículos estudados em comparação com as disciplinas técnicas e o aspecto utilitário que a profissão exigia na época.
Descritores: Escolas de Enfermagem; História da Enfermagem; Currículo; Educação
ABSTRACT
This historical and documental study aimed to describe and analyze the place that the Human and Social Sciences occupied in the first curriculum of the Anna Nery Nursing School (EEAN) and of the São Paulo