LAICIDADE E PSICOLOGIA
POSICIONAMENTO DO SISTEMA CONSELHOS DE PSICOLOGIA PARA A QUESTÃO DA PSICOLOGIA, RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE
I. No momento histórico vivido pelo país, a Psicologia brasileira - ciência e profissão - vem a público apresentar seu posicionamento frente a uma das temáticas mais relevantes para a manutenção das instituições democráticas que garantem o estado de direito, conforme prevê o Artigo 5º da Constituição Federal: a laicidade do Estado e a liberdade religiosa.
Isso faz parte do compromisso social da Psicologia.
VI. No Código de Ética da Psicologia há referências importantes sobre a questão como, por exemplo, os princípios fundamentais que afirmam o "respeito na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade", bem como a "eliminação de qualquer forma de discriminação", além disso a responsabilidade dos psicólogos e psicólogas passa necessariamente por uma "análise crítica e histórica da realidade política, econômica, social e cultural."
VIII. A religião é um dos elementos mais complexos e irredutíveis da tessitura das culturas.Aborda a relação das pessoas com aspectos transcendentais da existência. Todavia, a buscado sentido último da existência, não se reduz à religião.
Este fator requer da Psicologia toda cautela para que seus conhecimentos, fundamentados na laicidade da ciência, não se confundam com os conhecimentos dogmáticos da religião. Segundo orientações da OMS, a compreensão da integralidade dos seres humanos trazida por saberes tradicionais é perfeitamente articulável à trazida por saberes científicos.
REF. http://www.crpsp.org.br/portal/midia/fiquedeolho_ver.aspx?id=758
PONTOS NEGATIVOS E POSITIVOS.
Positivos:
• Traz paz para quem a cultiva.
• Cultua a comunidade, o bem de todos.
• Ensina bons valores para quem a pratica. Negativos:
• Aliena as mentes fracas trazendo o fanatismo.
•Podem ocasionar guerras por causa de suas doutrinas. • Sua ideologia incentiva o preconceito.
Sua importância, e os principais