Lady barbara
2. LADY BARBARA
De acordo com Umberto Eco, o aplauso, que era um gesto do público para demonstrar a satisfação do público sobre o que lhe foi apresentando, com o advento do hábito televisivo se tornou uma formula de estímulo, que deve anunciar, preceder o que será apresentado como se mandasse o público ficar satisfeito.
Para se obter o aplauso prévio usa-se placas luminosas escrito “aplausos“, muito utilizada em televisão principalmente em programas de auditório ou pedindo para que o público colabore com os aplausos para merecer o ingresso gratuito.
O aplauso deveria ser dado pelo espectador em situações no qual ele se sentisse a vontade para aplaudir a apresentação, e não por ter sido influenciado a fazer isto.
O autor diz que, para se obter o sentimento de libertação, surpresa ou o sentimento de alegria é necessário a criação de um momento de tensão, de tédio e tristeza insuportável, no qual promete novas sensações de liberdade e alegria. Umberto Eco exemplifica isso com as canções de um festival, onde a estrofe é lenta, com uma melodia triste e sem muitas rimas, mas quando se chega no refrão, a música tende a alegrar, aumentar sua intensidade. Este momento precisa ser único para aumentar o momento de espera e acentuar o refrão, o momento central da