Custo de oportunidade
O que é custo de oportunidade quando se fala em projetos?
Quando se define um projeto o primeiro questionamento feito é a viabilidade – é viável, há experiências semelhantes, quais deram certo, porque não deu certo. O segundo questionamento, não menos importante que o primeiro, é definir custos – felizmente cada vez dependemos menos de subsídios de patrocínio e cada vez mais estamos tentando fazer com recursos próprios, desenvolvidos com nossas habilidades (SABBAG, Paulo Yazigi p.67).
O custo de oportunidade em projetos representa o valor associado a melhor alternativa não escolhida. São custos implícitos, relativos aos insumos que pertencem à empresa e que não envolvem desembolso monetário. Esses custos são estimados a partir do que poderia ser ganho no melhor uso alternativo, assim os custos de oportunidade ocorrem quando os recursos são utilizados de formas alternativas.
Um exemplo de custo de oportunidade: em uma fábrica cuja produção é de dez bolsas por mês em um mercado que absorvia totalmente esta produção. Diante de uma oportunidade de negócios, esta fábrica resolveu iniciar uma produção de um novo produto: cintos. Porém, ao alocar recursos para tal, descobriu que terá de deixar de produzir duas bolsas para alimentar a demanda de dois cintos. O custo de oportunidade está no valor perdido da venda das duas bolsas que deixaram de ser fabricadas.
Contudo, respondendo a questão, quando se fala em projetos é essencial saber gerir riscos, estes incluem tomar decisões a todo o momento com base em um planejamento estratégico. O custo de oportunidade deve ser enxergado no momento de tomada da decisão, uma vez que se refere aos benefícios que poderiam ser obtidos a partir de uma oportunidade renunciada ou entre a relação de escassez e demanda. As oportunidades podem ser identificadas através de transformações tecnológicas, mudanças de regulamentação,