Lacan/Freud
O FENÔMENO PSICÓTICO: SOB A ÓTICA DE FREUD E LACAN1
Fabíola Moreira Alvarenga
Psicóloga pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, MG.
Graduada pela PUC-Minas.
Especialista em Saúde Mental e Psicanálise pelo Centro Universitário Newton Paiva.
E-mail: fabiolaalvarenga@yahoo.com.br
Resumo: O presente trabalho aborda o fenômeno psicótico na esquizofrenia e na paranóia, sob a ótica de Sigmund Freud e Jacques Lacan. O texto é enriquecido por exemplos clínicos, principalmente aqueles retirados do ‘Caso Schreber’, artigo escrito por Freud, em
1911. Objetiva-se, com esta escrita, investigar características da estrutura psicótica e os caminhos que levam à formação dos fenômenos.
Palavras-Chave: Psicanálise; fenômeno psicótico; esquizofrenia; paranóia.
Abstract: This article approach psychotic phenomenon in schizophrenia and paranoia under the view of Sigmund Freud and Jacques Lacan. The text has clinical examples, mainly from ‘The Schreber Case’, written by Freud in 1911. The article also investigate psychotic states and how psychotic phenomenon appears in psyche.
Keywords: Psychoanalysis; psychotic phenomenon; schizophrenia; paranoia.
1
Este texto é um resumo da monografia apresentada ao programa de pós-graduação lato-sensu Saúde mental e Psicanálise do Centro Universitário Newton Paiva em maio de 2008, elaborada sob orientação da Profa.
Dra. Lúcia Castello Branco, com o título: “O fenômeno psicótico: sob a ótica de Freud e Lacan”.
2
Introdução
Na primeira parte deste artigo, procurou-se investigar as características do desenvolvimento libidinal na esquizofrenia. Trata-se do estudo do movimento empreendido pelas catexias libidinais, movimento que permite tanto o aparecimento dos fenômenos hipocondríacos e megalomaníacos quanto a recuperação e estabilização do quadro clínico.
Na segunda parte, o ego é a instância psíquica que mais nos interessa. Uma de suas funções é a de exercer censura sobre os fragmentos externos