Laboratorio7
Laboratório 7 - ELETRODEPOSIÇÃO DE METAIS
(A) Conceitos Eletrodeposição de metais é um conjunto de processos que permite, por meio de uma eletrólise, recobrir objetos, em geral metálicos, com uma camada de um ou mais metais. Há dois tipos de eletrodeposição :
- Galvanostegia : cuja finalidade principal é a criação de uma película metálica decorativa e resistente a corrosão recobrindo a peça, a qual é geralmente fabricada com metal de baixo preço.
- Galvanoplastia: é a reprodução eletrolítica de objetos. Este processo exige a preparação prévia de um negativo, ou seja , um molde que poderá ser feito de cera, plástico , gesso , parafina , etc , ou de metais ou ligas de fácil fusão.
(B) Preparação das Peças Metálicas Em qualquer tipo de eletrodeposição a superfície que irá receber o depósito metálico deve ser convenientemente limpa, removendo-se de sua superfície, impurezas tais como graxas e óxido do próprio metal. Gorduras de natureza orgânica são removidas por solução alcalina (NaOH). Óleos minerais (não saponificáveis) são removidos com solventes (hexana, xilol, etc ...). Pode-se também, proceder a um desengraxamento eletrolítico, isto é, colocar a peça a decapar como cátodo num banho alcalino e fazer passar corrente de alta amperagem ( 30A). A camada de óxidos é removida, em geral, por decapagem com soluções diluídas de ácidos. Para as peças de ferro e aço, utilizam-se soluções de H2SO4 ou HCl, e para as de Cu ou Ag, solução de HNO3. Após o banho com ácido, passar as placas por água corrente, esfregá-las com esponja fina de aço com água e sabão, lavá-las com água corrente e enxugá-las com cuidado.
(C) Algumas receitas de banhos
I - COBREAÇÃO: Sulfato de cobre
....................
150 g (temperatura = 25ºC) Ácido Sulfúrico
....................
50 g
Água
....................
920 cm3 II - Niquelação Sulfato de níquel
....................
250 g (temperatura = 30ºC) Cloreto de